Cirurgias por Videolaroscopia

 

As cirurgias videolaparoscópicas são realizadas através de pequenas incisões com cerca de 0,5 a 1,2cm de diâmetro, em geral na quantidade de 3 a 5 dependendo do tipo de procedimento. Através das incisões são posicionados intrumentos chamados trocateres que servem como um portal para introdução e retirada de pinças, câmeras, tesouras e mesmo órgãos como a vesícula biliar ou o apêndice. Para a realização do procedimento é necessário injetar um gás na cavidade abdominal, que cria um espaço para realizar a cirurgia, ao final do procedimento o gás é aspirado e esvaziado do abdome. 

Os procedimentos que realizamos com maior frequência são:

1 - Colecistectomia - retirada da vesícula biliar. Esse procedimento é realizado em geral para tratar pacientes que desenvolvem cálculos (pedras), microcálculos ou lama biliar que podem ocasionar crises de dores intensas, processos inflamatórios, infecciosos ou mesmo levar a complicações mais graves como pancreatite aguda ou icterícia (por obstrução do canal da bile).

2 - Apendicectomia - retirada do apêndice. Utilizado para tratar Apendicite Aguda, que é um processo inflamatório que evolui com infecção desse órgão, podendo, quando não tratado a tempo, cursar com sua ruptura e uma eventual infeção generalizada na cavidade abdominal (peritonite).

3 - Herniorrafias inguinais - Nesse procedimento é possível corrigir hérnias (abaulamento através de um defeito muscular) na região das virilhas.

4 - Hiatoplastia - Cirurgia para correção de Hérnia de Hiato e tratamento de Doença do Refluxo Gastroesofágico

5 - Colectomia/Retossigmoidectomia - Procedimentos para retirada de parte do intestino grosso quando este é acometido por doença maligna como um câncer ou mesmo em caso de algumas doenças benignas como diverticulite e suas complicações.

6 - Esplenectomia - Cirurgia para retirada de baço, normalmente utilizada para tratamento de doenças hematológica com anemia por hiperesplenismo ou púrpura trombocitopênica. Também pode ser realizada a sua retirada parcial, que é um procedimento mais complexo, porém indicado em doenças bem localizadas como nódulos ou cistos que acometem o Baço

7 - Gastrectomias - procedimentos em que retiramos uma parte ou mesmo o estômago todo e normalmente é indicada em caso de tumores gástricos ou em situações especiais para tratamento de úlceras ou complicações delas.

8 - Pancreatectomias - Cirurgia realizado para retirada de parte do pâncreas, em geral para tratamento de tumores

9 - Hepatectomias - Procedimentos para retirada de segmentos do fígado acometidas no tumores

10 - Derivações Biliodigestivas - cirurgia utilizada para realizar devios do canal da bile, quando este encontra-se obstruído por tumores, cistos volumosos ou múltiplos cálculos (pedras) que não são passíveis de retirada por endoscopia.

As cirurgias por videolaparoscopia também podem ser utilizadas na maioria das cirurgias abdominais de urgência como úlceras perfuradas, abscessos abdominais, abscessos retroperitoniais, suboclusões intestinais, perfuração de intestino e outras.

Conheça nossos profissionais

Dr. Guilherme F. R. Silva
Dr. Guilherme F. R. Silva
Cirurgião do Aparelho Digestivo
Dr. Juliano Paredes Gil
Dr. Juliano Paredes Gil
Coloproctologista